Mundo

Terremoto de 7,5 graus atinge o sudeste do Irã nesta terça-feira

Segundo o Centro Sismológico Iraniano, o epicentro do terremoto está situado a uma profundidade de 18 km, 80 km ao norte da cidade de Saravan, perto da fronteira com o Paquistão

Agência France-Presse
postado em 16/04/2013 08:31
Pessoas esperam do lado de fora após saírem de escritórios no Dubai, onde o tremor também foi sentido
Teerã
- Um terremoto de 7,5 graus de magnitude sacudiu nesta terça-feira (16/4) o sudeste do Irã, anunciou o Centro Sismológico Iraniano, mas até o momento não foi possível saber se o forte tremor, que foi sentido no Paquistão e em vários países do Golfo, provocou vítimas. O terremoto aconteceu na região remota do Sistão-Baluchistão. Cinco equipes de resgate foram enviadas para as cidades de Saravan e Khash para avaliar os danos, informou o diretor do Crescente Vermelho iraniano, Mahmud Mozafar, citado pela agência Isna.

O Centro Americano de Geofísica informou que o terremoto teve magnitude de 7,8. Segundo o Centro Sismológico Iraniano, o epicentro do terremoto está situado a uma profundidade de 18 km, 80 km ao norte da cidade de Saravan, perto da fronteira com o Paquistão.



O tremor aconteceu às 15h14 locais (7h44 de Brasília) e foi sentido no Paquistão, sobretudo em Islamabad, onde alguns prédios tremeram. Na principal cidade do país, Karachi, as pessoas deixaram os edifícios aterrorizadas, segundo testemunhas. Nos países do Golfo o terremoto também foi sentido.

Em 9 de abril, um terremoto de 6,1 graus em uma zona rural do sul do Irã deixou quase 40 mortos e mais de 800 feridos. O Irã fica sobre várias falhas sísmicas e já sofreu vários terremotos devastadores. O mais violento dos últimos anos matou 31.000 pessoas em Bam (sul) em 2003. Em agosto de 2012, dois tremores de 6,3 e 6,4 graus mataram 306 pessoas perto da cidade de Tabriz (noroeste).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação