Mundo

Terremoto de 7,8 graus no Irã deixa pelo menos 45 pessoas mortas

Forte tremor foi sentido também no Paquistão, sobretudo em Islamabad, onde alguns prédios tremeram. Na principal cidade do país, Karachi, as pessoas deixaram os edifícios aterrorizadas

postado em 16/04/2013 10:16
O terremoto de 7,8 graus que sacudiu o sudeste do Irã, nesta terça-feira (16/4), deixou pelo menos 45 pessoas mortas, de acordo com jornais locais. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) indica que o forte tremor, que aconteceu na região remota do Sistão-Baluchistão, foi sentido no Paquistão e em vários países do Golfo.

Cinco equipes de resgate foram enviadas para as cidades de Saravan e Khash para avaliar os danos, informou o diretor do Crescente Vermelho iraniano, Mahmud Mozafar, citado pela agência Isna.

[SAIBAMAIS]Segundo o Centro Sismológico Iraniano, o epicentro do terremoto está situado a uma profundidade de 18 km, 80 km ao norte da cidade de Saravan, perto da fronteira com o Paquistão. O tremor ocorreu às 15h14 locais (7h44 de Brasília) e foi sentido no Paquistão, sobretudo em Islamabad, onde alguns prédios tremeram. Na principal cidade do país, Karachi, as pessoas deixaram os edifícios aterrorizadas, segundo testemunhas.



Falhas sísmicas

Em 9 de abril, um terremoto de 6,1 graus em uma zona rural do sul do Irã deixou quase 40 mortos e mais de 800 feridos. O Irã fica sobre várias falhas sísmicas e já sofreu vários terremotos devastadores. O mais violento dos últimos anos matou 31.000 pessoas em Bam (sul) em 2003. Em agosto de 2012, dois tremores de 6,3 e 6,4 graus mataram 306 pessoas perto da cidade de Tabriz (noroeste).

Com informações da France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação