Mundo

Segundo pesquisa, 73% dos franceses têm uma imagem negativa do islã

Um em cada três entrevistados (33%) admitiram que não estão familiarizados com o Islã e apenas 32% consideram os valores muçulmanos compatíveis com os da sociedade francesa

Agência France-Presse
postado em 16/04/2013 16:53
Paris - Quase três em cada quatro franceses (73%) disseram ter uma imagem negativa do Islã, enquanto as outras religiões são aceitáveis para uma grande maioria, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.

Consultados pela empresa Tilder e pelo Instituto Montaigne para o programa de televisão "Place aux idées", que irá ao ar esta noite no canal LCP, 87% dos franceses têm uma boa imagem do budismo, 76% do protestantismo, 69% do catolicismo, 64% do judaísmo, mas apenas 26% veem o Islã com bons olhos, enquanto 1% não expressou opinião.

Se para 52%, o Islã é uma religião como qualquer outra, e para 40% a presença do Islã na França enriquece a cultura francesa, apenas 36% acreditam que a prática do Islã é compatível com as leis da República.

Um em cada três entrevistados (33%) admitiram que não estão familiarizados com o Islã e apenas 32% consideram os valores muçulmanos compatíveis com os da sociedade francesa.

Sobre as práticas associadas à religião muçulmana, 77% consideram a peregrinação a Meca compatível com a vida social na França, enquanto 55% pensam o mesmo para o consumo de carne halal, 51% para o Eid al-Adha (festa do sacrifício), 47% para o mês de jejum do Ramadã, 36% para as cinco orações diárias. Apenas 10% dos franceses consideram compatível o uso do véu pelas mulheres islâmicas em espaços públicos.



Finalmente, oito em cada dez franceses acreditam que os muçulmanos na França podem praticar sua religião de forma livre, de acordo com a pesquisa.

Entre as primeiras palavras ou frases que vieram à mente dos entrevistados quando consultados sobre a religião muçulmana, a pesquisa cita "intolerância" e "fundamentalismo", antes de "Alcorão", "mulheres", "mesquita", "Ramadã", "fanatismo" e "terrorismo".

O levantamento intitulado "Os olhos dos franceses sobre a religião muçulmana" foi realizado online nos dias 9 e 10 de abril com 1.189 pessoas representativas da população francesa com 18 anos ou mais.

Ele ecoa uma pesquisa Ipsos realizada no final de janeiro para o jornal Le Monde, em que cerca de três em cada quatro franceses disseram acreditar que o Islã não é compatível com os valores republicanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação