Mundo

Terremoto de 6,8 graus de magnitude abala Papua Nova Guiné

O abalo sísmico ocorreu a apenas oito quilômetros de profundidade e a 19 km ao leste da pequena cidade de Aitape

Agência France-Presse
postado em 16/04/2013 22:22
Sidney - Um forte terremoto de 6,8 graus de magnitude foi registrado em Papua Nova Guiné, nesta quarta-feira (hora local), informou o US Geological Survey, alertando que pode haver danos significativos.

O abalo sísmico ocorreu a apenas oito quilômetros de profundidade e a 19 km ao leste da pequena cidade de Aitape, na costa norte do país, às 8h55 hora local (19h55 horário de Brasília). Aitape tem cerca de 8.000 habitantes.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico não emitiu alarme, mas advertiu que terremotos dessa magnitude podem provocar tsunamis em uma área de até 100 quilômetros do epicentro.

"As autoridades na região deveriam ficar alertas para essa possibilidade e tomar a ação apropriada", declarou a instituição.



Já de acordo com o Geoscience Australia, o terremoto foi registrado a uma profundidade de 20 quilômetros e a 30 quilômetros de Aitape. Pelo menos 60 mil pessoas estariam na zona de exposição.

"Isso incluiria vilarejos locais afastados", disse o sismologista Steve Tatham à AFP.

"Até este momento, não ouvimos nada sobre o efeito, mas é muito intenso e teria havido um alto nível de tremor. Há a possibilidade de dano considerável. Certamente poderia ter derrubado prédios", acrescentou.

Em 1998, um tsunami gigante deixou mais de 2.000 mortos perto de Aitape.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação