Londres - O caixão da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher foi retirado nesta quarta-feira (17/4) do palácio de Westminster para ser transportado à catedral londrina de Saint Paul, onde acontecerá o funeral.
Com a bandeira nacional britânica, o caixão da Dama de Ferro iniciou, em um carro fúnebre escoltado pela polícia, a primeira parte do percurso até a igreja de São Clemente. Nesta capela o caixão será colocado em uma carruagem de canhão, puxada por seis cavalos, que seguirá em procissão até St. Paul, onde será celebrada a cerimônia fúnebre na presença de 2.300 convidados, incluindo a rainha Elizabeth II e todo o governo britânico.
Milhares de curiosos, incluindo alguns manifestantes, acompanham a procissão nas ruas de Londres. O caixão da única mulher chefe de Governo do Reino Unido, que passou 11 anos em Downing Street, um recorde no cargo em mais de 150 anos, passou a noite de terça-feira (16/4) no Parlamento, do qual foi membro durante mais de meio século, de 1959 até sua morte, em 8 de abril aos 87 anos em consequência de um acidente cardiovascular.