Jornal Correio Braziliense

Mundo

Julgamento de principal opositor de Putin é adiado para 24 de abril

"De uma forma ou outra, tenho certeza de que nas audiências ficará demonstrada minha inocência, mas veremos o que decidirá o juiz", disse Navalny

Kirov- O julgamento por fraude contra Alexei Navalny, principal opositor al presidente russo Vladimir Putin, foi adiado para 24 de abril por decisão do juiz após uma rápida audiência nesta quarta-feira (17/4) em Kirov, a 900 km de Moscou.

O magistrado Serguei Blinov aceitou o pedido da defesa de mais tempo para estudar o processo e anunciou o adiamento após uma audiência de 40 minutos. "Compreendo a sua decepção, mas é indispensável que tenhamos conhecimento do caso", disse Navalny aos jornalistas.

Ele disse que a justiça examinará em 23 de abril o pedido dos advogados por um mês adicional. Caso a solicitação seja aceita, o julgamento não será retomada no dia seguinte. "De uma forma ou outra, tenho certeza de que nas audiências ficará demonstrada minha inocência, mas veremos o que decidirá o juiz", disse Navalny.



A oposição russa e o acusado, que pode ser condenado a passar 10 anos em um campo de prisioneiros, consideram o processo uma montagem política. A sala da audiência estava lotada de jornalistas e simpatizantes de Navalny, entre eles o opositor russo Boris Nemtsov e o deputado Dmitri Gudkov.

Navalny, orador carismático e figura de destaque da luta contra a corrupção, é acusado de ter organizado em 2009 a fraude de 400.000 euros de uma empresa estatal de exploração florestal, a Kirovles, na região de Kirov. O advogado de 36 anos virou um dos líderes do movimento de protesto iniciado em 2011 para denunciar fraudes nas eleições legislativas vencidas pelo partido de Putin, Rússia Unida.