Mundo

Europeus fazem exercício para simular reação a ataques terroristas

Nove países da União Europeia estão envolvidos nos testes

postado em 17/04/2013 14:53
Europeus fazem nesta quarta-feira (17) e quinta-feira o maior exercício antiterrorista realizado no continente, reunindo forças especiais de nove países que integram a União Europeia, com testes e simulações de reações a eventuais ataques terroristas. O objetivo é mostrar reação em caso de ataques simultâneos nos países que participam da atividade.

A Comissão Europeia informou que estão envolvidas forças especiais da Áustria, da Bélgica, da Irlanda, da Itália, da Letônia, da Eslováquia, da Espanha, da Suécia e da Romênia.

O exercício faz parte da atividade denominada Desafio Comum, no âmbito da rede Atlas ; a associação formada por unidades policiais especiais dos 27 Estados-membros da União Europeia para melhorar a cooperação e a troca de práticas.



A simulação de exercícios militares ocorre dois dias depois das explosões em Boston, nos Estados Unidos, ao final da maratona da cidade, que provocaram três mortes e 176 feridos. As autoridades norte-americanas suspeitam que as explosões foram causadas por atos terroristas.

;A luta contra o terrorismo é um dos desafios da nossa segurança interna. O terrorismo não conhece fronteiras. Acredito que a cooperação entre as autoridades policiais na Europa é agora mais necessária que nunca;, disse a comissária europeia dos Assuntos Internos, Cecilia Malmstrom.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação