postado em 17/04/2013 14:53
Europeus fazem nesta quarta-feira (17) e quinta-feira o maior exercício antiterrorista realizado no continente, reunindo forças especiais de nove países que integram a União Europeia, com testes e simulações de reações a eventuais ataques terroristas. O objetivo é mostrar reação em caso de ataques simultâneos nos países que participam da atividade.A Comissão Europeia informou que estão envolvidas forças especiais da Áustria, da Bélgica, da Irlanda, da Itália, da Letônia, da Eslováquia, da Espanha, da Suécia e da Romênia.
O exercício faz parte da atividade denominada Desafio Comum, no âmbito da rede Atlas ; a associação formada por unidades policiais especiais dos 27 Estados-membros da União Europeia para melhorar a cooperação e a troca de práticas.
A simulação de exercícios militares ocorre dois dias depois das explosões em Boston, nos Estados Unidos, ao final da maratona da cidade, que provocaram três mortes e 176 feridos. As autoridades norte-americanas suspeitam que as explosões foram causadas por atos terroristas.
;A luta contra o terrorismo é um dos desafios da nossa segurança interna. O terrorismo não conhece fronteiras. Acredito que a cooperação entre as autoridades policiais na Europa é agora mais necessária que nunca;, disse a comissária europeia dos Assuntos Internos, Cecilia Malmstrom.