Jornal Correio Braziliense

Mundo

Dois trabalhadores do Crescente Vermelho morrem no Afeganistão

Os ataques mortais contra equipes humanitárias são raros no Afeganistão, um país marcado por três décadas de guerra

Cabul - Dois trabalhadores afegãos do Crescente Vermelho morreram e outros dois ficaram feridos no norte do Afeganistão, informou nesta quarta-feira a organização humanitária, que classificou o ataque de "surpreendente" e "inaceitável". Os ataques mortais contra equipes humanitárias são raros no Afeganistão, um país marcado por três décadas de guerra.

Na terça à noite, um grupo de pessoas armadas atirou contra as quatro vítimas no distrito de Janaqa, na província de Jawzjan (norte), onde há três semanas ofereciam assistência médica aos moradores das áreas afastadas dos principais centros, segundo várias fontes.

"Parece que o ataque foi deliberado. O veículo estava claramente identificado", lamentou o encarregado de comunicação do Crescente Vermelho no Afeganistão, Robin Waudo, que disse desconhecer a identidade dos agressores. Os dois mortos, um vacinador e um motorista, tinham respectivamente 32 e 45 anos.

"A equipe médica e os veículos identificados estão protegidos pela lei humanitária internacional. Não há por que atacá-los", explica o comunicado da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. O Crescente Vermelho afegão "oferece uma assistência neutra e imparcial ao povo afegão", lembra o texto.