Mundo

Esquerda e direita italianas apoiam candidatura de Franco Marini

Eleição presidencial italiana será realizada a partir de quinta-feira

Agência France-Presse
postado em 17/04/2013 17:59
Roma - O Partido Democrata (PD, esquerda) e o Povo da Liberdade (PDL, direita) anunciaram nesta quarta-feira (17/4) à noite a intenção de apoiar o ex-presidente do Senado Franco Marini, de 80 anos, como candidato à eleição presidencial que será realizada a partir de quinta, no Parlamento.

"A candidatura de Franco Marini é a que tem possibilidade de conseguir maior convergência", justificou o líder do PD, Pier Luigi Bersani, depois de negociações com a direita.



"Franco Marini é uma pessoa positiva e séria e, para nós (o Povo da Liberdade), não se trata de uma derrota", disse o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi. O objetivo das negociações entre PD e PDL era identificar uma figura ligada à esquerda, que possui o maior grupo de eleitores (495 votos), que não fosse hostil ao ;Cavaliere;.

Bersani, na condição vencedor "relativo" das eleições legislativas, tinha a opção entre se aliar a Berlusconi ou ao Movimento 5 Estrelas (M5S) do ex-humorista Beppe Grillo. Beppe Grillo afirmou nesta quarta em seu blog que o líder da esquerda já havia feito sua escolha "em acordo" com o ;Cavaliere;, enquanto que o M5S optou oficialmente por apoiar como candidato o constitucionalista Stefano Rodota, oriundo da esquerda.

Mas um compromisso sobre a Presidência pode resolver a equação para o governo, já que Bersani, após uma tentativa frustrada no final de março, espera receber do novo presidente as rédeas de um governo que seria minoritário, mas que teria uma espécie de pacto de não-agressão com a direita. Essa estratégia provoca fortes tensões dentro do PD de Bersani, no qual boa parte vê qualquer entendimento com Berlusconi como um pacto com o diabo.

Durante as três primeiras votações, a maioria de dois terços é necessária, mas a partir da quarta votação a maioria absoluta é suficiente para que haja um eleito. Entre os outros nomes mencionados nos últimos dias estão também o da ex-comissária europeia Emma Bonino e o do ex-presidente da Comissão Europeia Romano Prodi, o único a ter vencido Berlusconi duas vezes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação