Mundo

Obama falará à nação após derrota no Senado sobre reforma de armas

A rejeição do projeto marca uma derrota política para o presidente

Agência France-Presse
postado em 17/04/2013 18:46
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará um pronunciamento às 17h30 locais (18h30 de Brasília), na Casa Branca, após a rejeição do Senado à medida sobre a verificação de antecedentes na compra de armas de fogo.

A rejeição do projeto marca uma derrota política para o presidente. Obama, que defende uma reforma na regulamentação de armas de fogo, deve discursar a respeito "das medidas de bom senso para reduzir a violência causada pelas armas", informou a assessoria de imprensa da Casa Branca.

Depois do massacre em uma escola de Newton (Connecticut, nordeste dos EUA), em dezembro de 2012, Obama aumentou os esforços para aprovar a reforma.

O Senado dos Estados Unidos rejeitou, nesta quarta-feira, o projeto bipartidário que estenderia a verificação de antecedentes para a compra de armas de fogo, deixando uma enorme brecha na tentativa do presidente Barack Obama de melhorar a segurança de armas no país, após o massacre em uma escola de Connecticut em dezembro passado.



A medida, que exigiria a verificação de antecedentes para a compra de armas em apresentações e em vendas on-line, recebeu 54 a favor e 46 contra, abaixo dos 60 votos necessários para ser aprovada.

Quatro democratas, que representam estados pró-armas ou que já esperam por uma difícil e apertada reeleição para 2014, apoiaram os republicanos e votaram contra a emenda. O texto previa a verificação de antecedentes na Justiça e psiquiátricos antes da compra de armas on-line e nas lojas especializadas.

Mais votações são esperadas ainda nesta quarta-feira sobre outras medidas ligadas à compra e posse de armas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação