Mundo

Explosão em fábrica do Texas deixa entre 5 e 15 mortos e 160 feridos

Várias casas foram atingidas e a explosão provocou uma bola de fogo de quase 30 metros de largura, que depois virou uma nuvem em forma de cogumelo

Agência France-Presse
postado em 18/04/2013 07:35
Imagens da destruição: o Centro de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), disse à AFP que a explosão atingiu 2,1 graus de magnitude

West - A explosão na noite de quarta-feira (17/4) em uma fábrica de fertilizantes do Texas deixou entre cinco e 15 mortos e mais de 160 feridos, informou nesta quinta-feira (18/4) a polícia local, no primeiro balanço oficial divulgado após a tragédia. Os números ainda podem mudar, conforme afirmou à imprensa o sargento Patrick Swanton, que também informou que os três hospitais da região receberam mais de 160 pessoas com diversos tipos de ferimentos.

[SAIBAMAIS]A força da explosão atingiu muitas casas e provocou uma bola de fogo de quase 30 metros de largura, que depois virou uma nuvem em forma de cogumelo, segundo testemunhas. ;É como se uma bomba nuclear tivesse explodido", declarou ao canal CNN Tommy Muska, prefeito de West, localidade de 2.500 habitantes, cenário da catástrofe.



Jessica Turner, cientista do Centro de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), disse à AFP que a explosão atingiu 2,1 graus de magnitude. "A explosão provocou o incêndio de estruturas anexas à fábrica", disse Yeager. A tragédia aconteceu dois dias depois do atentado cometido na linha de chegada da maratona de Boston, que deixou três mortos e mais de 180 feridos.

Veja o vídeo do momento da explosão:

[VIDEO1]

Segundo a imprensa local, as janelas das casas nos arredores explodiram na onda expansiva. "Caí no chão. Foi como se tivessem levantado a estrada", relatou à CNN Cheryl Marich, que teve a casa destruída. Outra testemunha, Bill Bohannan, contou ao jornal Waco Tribune-Herald que "cada casa em quatro ruas ao redor foi afetada".

Crystal Anthony, que integra a junta do distrito escolar de West, disse que ela e a filha foram "jogadas" pela força da explosão, apesar de estarem a várias quadras da fábrica. Um recepcionista de um hotel próximo disse que, ao que parece, "um pequeno incêndio começou e depois veio a explosão quando a água entrou em contato com amônia" utilizado na fábrica. Na próxima sexta-feira completam 20 anos da morte de mais de 80 pessoas em Waco como resultado do cerco das autoridades contra o rancho de uma seita religiosa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação