Mundo

Talibãs afegãos prometem vingança dos abusos cometidos em Guantánamo

Cinquenta e dois detentos, dos 166 prisioneiros de Guantánamo, realizam desde 6 de fevereiro uma greve de fome. Quinze estão sendo alimentados à força

Agência France-Presse
postado em 18/04/2013 09:27
Cabul - Os talibãs afegãos prometeram nesta quinta-feira (18/4) que se vingarão das forças americanas no Afeganistão pelos "abusos" cometidos recentemente contra os detentos da prisão de Guantánamo. "Os mujahedines (combatentes) se comprometem a vingar os presos vítimas de abusos, atacando os invasores americanos no Afeganistão com toda a força de que dispomos", afirmou o porta-voz dos talibãs, Zabiullah Mudjahid.

[SAIBAMAIS]As organizações humanitárias devem condenar "este tipo de ações covardes dos Estados Unidos e tomar posição contra elas com base nos direitos humanos evidentes", completou. Cinquenta e dois detentos, dos 166 prisioneiros de Guantánamo, realizam desde 6 de fevereiro uma greve de fome. Quinze estão sendo alimentados à força.



Segundo os advogados, quase 100 detentos mais conciliadores participam no movimento, que teve início depois de uma inspeção de rotina na qual os presos se queixaram que os guardas profanaram seus exemplares do Alcorão. Mas os advogados afirmam que o movimento também é um protesto pela detenção ilimitada há 11 anos, sem indiciamento ou processo.

Um relatório independente da organização Constitution Project condenou a alimentação forçada dos prisioneiros de Guantánamo, ao afirmar que é "uma forma de abuso que deve ser interrompida". No sábado, quase 60 detentos foram transferidos para celas individuais depois que uma revolta levou as autoridades a disparar balas de borracha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação