Mundo

Israel proíbe corredores de Gaza de disputar a maratona de Belém

De acordo com a ONG israelense Gisha, que defende a liberdade de movimentação dos palestinos, um dos atletas vetados é o corredor olímpico Nader al-Masri

Agência France-Presse
postado em 18/04/2013 11:17
Jerusalém - Israel negou a 26 atletas de Gaza a autorização necessária para entrar na Cisjordânia e disputar a maratona de Belém, prevista para domingo (21/4), anunciou o ministério israelense da Defesa.

[SAIBAMAIS]"O pedido de 26 habitantes de Gaza que queriam participar na maratona de Belém foi examinado pelas autoridades competentes e rejeitado, pois não corresponde aos critérios fixados para passar da Faixa de Gaza a Cisjordânia", afirma em um comunicado o COGAT, o departamento do ministério que administra o assuntos civis junto aos palestinos.



O texto afirma que os habitantes de Gaza estão autorizados apenas a viajar a Cisjordânia por "razões humanitárias excepcionais, em particular em casos médicos urgentes". De acordo com a ONG israelense Gisha, que defende a liberdade de movimentação dos palestinos, um dos atletas vetados é o corredor olímpico Nader al-Masri.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação