Mundo

Presidente francês François Hollande denuncia violentos atos homofóbicos

A Assembleia Nacional (Câmara Baixa) examina em segunda leitura desde quarta-feira o projeto de lei que autoriza o casamento gay, cuja adoção definitiva está prevista para a próxima terça-feira

postado em 18/04/2013 11:21
Presidente da França, François HollandeParis - A tensão aumenta na França ao se aproximar a data da adoção da lei que autoriza o casamento entre pessoas de mesmo sexo, o que levou o presidente François Hollande a denunciar nesta quinta-feira (18/4) os violentos atos homofóbicos depois dos novos choques registrados em uma manifestação na véspera e uma agressão ocorrida em um bar gay. "Há atos homofóbicos. Foram cometidos atos violentos", denunciou Holland, assinalando que o direito de se manifestar não deve "degenerar em ataques aos bens públicos nem às pessoas".

O presidente pediu que as "manifestações transcorram pacificamente e que não se impeça que os parlamentares façam seu trabalho". A Assembleia Nacional (Câmara Baixa) examina em segunda leitura desde quarta-feira o projeto de lei que autoriza o casamento gay, cuja adoção definitiva está prevista para a próxima terça-feira (23/4).



Nesta quinta-feira (18), a tensão dos debates fez com a sessão fosse suspensa. Manifestantes contrários ao casamento homossexual e à adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo voltaram a protestar em Paris, na quarta-feira à noite, nas proximidades da Assembleia Nacional. Esse foi o segundo dia consecutivo de protesto e terminou em confusão.

Manifestantes fazem protesto contra a legalização do casamento gay na França, em Paris
Pelo menos 2.400 pessoas, segundo a polícia, e 8.000, de acordo com os organizadores, compareceram ao ato convocado pelo grupo Manif pour Tous (Manifestação para todos). Os manifestantes lançaram rojões, garrafas e pedras contra as forças policiais e quebraram os vidros de um carro. Os agentes responderam com gás lacrimogêneo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação