Mundo

Assassino da Noruega vira alvo de culto em círculos extremistas

Em 24 de agosto, o norueguês foi condenado à pena máxima pela morte de 77 pessoas. O castigo poderá ser prolongado de forma indefinida enquanto for considerado perigoso

Agência France-Presse
postado em 18/04/2013 11:40
Anders Behring Breivik durante julgamento em agosto de 2012Oslo - O advogado de Anders Behring Breivik, o norueguês que, em 2011, matou 77 pessoas, expressou sua preocupação por constatar que o extremista de direita está se transformando numa "personalidade de culto" em diversos círculos e está sendo considerado uma espécie de modelo por causa de sua fúria contra o multiculturalismo.

"O que é preocupante são as informações recorrentes de todo o mundo que mostram que Breivik se está convertendo em um personagem de culto em alguns círculos", escreveu Geir Lippestad em seu novo livro publicado na Noruega. "Quando se vê imagens da Rússia, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Suécia e outros países onde tem partidários, Breivik está, sem qualquer sombra de dúvidas, convertendo-se num moedelo que pode influenciar outras pessoas e fazer jovens virarem terroristas", denuncia.



Breivik, que dezia travar uma "cruzada" contra o multiculturalismo, matou 77 personas em 22 de julho de 2011. Primeiro fez explodir um carro-bomba junto à sede do governo em Oslo e depois abriu fogo contra jovens trabalhistas na ilha de Utoya.

Em 24 de agosto, Breivik foi condenado à pena máxima, ou seja, 21 anos de prisão, um castigo que poderá ser prolongado de forma indefinida enquanto for considerado perigoso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação