Mundo

"Vamos encontrá-los", adverte Obama aos autores do atentado em Boston

O presidente dos EUA encabeçou um serviço religioso ecumênico em homenagem às vítimas na catedral da Santa Cruz de Boston com a presença de 2 mil pessoas

Agência France-Presse
postado em 18/04/2013 13:54

Obama ora durante missa memorial às vítimas da Maratona de Boston bombardeio em Boston, MassachusettsBoston - O presidente Barack Obama advertiu nesta quinta-feira (18/4), em Boston, que os Estados Unidos vão encontrar e levar à justiça os autores do atentado na maratona da cidade, que deixou três mortos e mais de 180 feridos.

Três dias depois das duas explosões na linha de chegada da Maratona de Boston, Obama participou de uma cerimônia religiosa ecumênica na Catedral da Santa Cruz, na presença de 2.000 pessoas que fizeram fila desde muito cedo para acompanhar a cerimônia.

"Sim, nós vamos encontrá-los, e, sim, vocês vão encarar a justiça", afirmou Obama com firmeza.

"Podemos estar momentaneamente desestabilizados, mas nos ergueremos. Seguiremos adiante", acrescentou, desencadeando uma ovação dos presentes, entre eles o ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, seu adversário nas eleições presidenciais de novembro passado.

"Se eles eles queriam nos intimidar, nos aterrorizar, então está bem claro agora que eles escolheram a cidade errada para fazer isso. Não aqui em Boston, aqui em Boston, não", enfatizou.

O presidente recordou ainda que Boston é conhecida por ter aberto "seu coração ao mundo", recebendo sucessivas ondas de imigrantes, assim como estudantes de diferentes cantos do planeta em suas conhecidas universidades.

"Cada um de nós foi atingido pelo ataque a esta querida cidade", insistiu o presidente, que definiu Boston como um dos locais "mais icônicos" dos Estados Unidos.

Antes de Obama, outros dois oradores do serviço interreligioso, o arcebispo de Boston, cardeal Sean Patrick O;Malley, pediu para que os moradores não "se deixem ser vencidos pela maldade, mas combatam a maldade com a bondade".

O atual governador de Massachusetts, o democrata Deval Patrick, destacou o esforço dos bombeiros, policiais, socorristas e voluntários após as duas explosões, assim como aqueles que doaram sangue e ajuda financeira.

"Estamos organizados em torno de um punhado de ideias cívicas e devemos defendê-las", insistiu sob aplausos.

Investigações em curso

Enquanto isso, o FBI espera que a análise destalhada de fotografias e imagens das câmeras no local das explosões permitirão a resolução do caso.

Baseando-se nesses elementos os investigadores buscam identificar dois possíveis suspeitos que aparecem na zona do duplo atentado pouco antes das explosões.

"Há alguns vídeos que despertaram interesse sobre pessoas com que o FBI quer falar. Não vou caracterizá-los como suspeitos no sentido técnico do termo, mas precisamos da ajuda da população para localizar esses indivíduos", afirmou a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano.

[SAIBAMAIS] O jornal The New York Post publicou uma foto da multidão olhando a chegada da maratona na qual é possível ver dois jovens de cabelos negros, um com um gorro branco e uma jaqueta preta, e o outro usando uma de cor azul, as duas com bolsos.

A imprensa afirma que um dos jovens já não está com a mochila em outra foto tirada uma hora e meia mais tarde.

A ansiedade dos meios de comunicação levou na véspera ao anúncio de que um homem havia sido detido, mas as autoridades desmentiram de imediato qualquer prisão e o governador de Massachusetts, Deval Patrick, pediu paciência à população.

A segurança foi intensificada na cidade com policiais e membros da Guarda Nacional quase em cada esquina do centro.

No entanto, os tribunais federais e um hospital tiveram de ser evacuados na quarta por ameaças de bomba que se revelaram falsas.



Apesar de ninguém ainda ter sido detido, a investigação parece avançar em relação às bombas caseiras utilizadas. Elas foram elaboradas com panelas de pressão cheias de pregos e pedaços de metais em seu interior e, ao explodir, atingiram várias pessoas, muitas das quais tiveram seus membros amputados.

O material achado pelo FBI é analisado em seu laboratório de Quântico (Virgínia Ocidental) e mais de mil oficiais de diferentes agências de investigação do governo americano trabalham em Boston, segundo um chefe local do FBI, Rick DesLauriers.

Por fim, mesmo sem que se faça uma associação direta com o atentado na maratona, prosseguem casos envolvendo correspondência enviada com substâncias suspeitas.

O Pentágono indicou nesta quinta que a substância encontrada na sala do correio de um prédio da Marinha dos Estados Unidos, perto de Washington, não apresenta ameaça.

Nos últimos dias, as medidas de segurança foram elevadas em Washington depois do atentado de Boston e das cartas dirigidas a Obama e ao senador republicano Roger Wicker, que acusaram positivo para substância tóxica ricina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação