Mundo

Deputados do Bundestag alemão aprovam ajuda ao Chipre

Dos 601 deputados presentes, 486 votaram a favor, 103, contra e 11 se abstiveram

Agência France-Presse
postado em 18/04/2013 15:21
Berlim - Os deputados alemães do Bundestag aprovaram nesta quinta-feira (18/4) a ajuda ao Chipre por ampla maioria, como em resgates anteriores aos países da zona do euro em crise.

Dos 601 deputados presentes, 486 votaram a favor, 103, contra e 11 se abstiveram, segundo a recontagem final do Bundestag.

A zona do euro e o Fundo Monetário Internacional (FMI) concederão um crédito de até 10 bilhões de euros ao Chipre para evitar sua quebra. Em troca, a pequena ilha mediterrânea terá que realizar reformas austeras e profundas em seu sistema financeiro.

A Alemanha injetará 3 bilhões de euros do pacote de ajuda que a zona do euro aprovou no dia 25 de março.



Dois dos três partidos de oposição, o SPD social democrata e os Verdes, apoiaram a maioria conservadora liberal da chefe de governo, Angela Merkel, como no caso da maioria dos pacotes de ajuda aprovados antes (Grécia, Irlanda, Portugal e aos bancos espanhóis) assim como para o estabelecimento dos mecanismos de resgate da união monetária.

Os deputados alemães também aprovaram na quinta-feira (18/4) uma ampliação do prazo para a devolução dos créditos a Portugal e Irlanda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação