Mundo

Parlamento italiano não consegue eleger presidente no segundo turno

Os candidatos não alcançaram os dois terços de votos necessários para substituir o atual chefe de Estado, Giorgio Napolitano

Agência France-Presse
postado em 18/04/2013 15:50
Roma - Nenhum candidato foi eleito nesta quinta-feira (18/4) no segundo turno da eleição para presidente da República da Itália realizada no Parlamento, que teve o predomínio dos votos em branco.

Nenhum dos candidatos alcançou os dois terços de votos necessários, 672 de um total de 1007 eleitores, para substituir o atual chefe de Estado, o ex-comunista Giorgio Napolitano.

Após a derrota no primeiro turno do candidato de consenso proposto pela esquerda e direita, o católico ex-sindicalista presidente do Senado Franco Marini, o Partido Democrático (PD), a maior formação de esquerda, decidiu votar em branco.

A candidatura de Marini dividiu as opiniões da esquerda e foi muito criticada pelo Movimento Cinco Estrelas, do comediante Beppe Grillo, a terceira força política no Parlamento.



Diante da onda de protesto do PD, à beira da ruptura, o seu líder, Pier Luigi Bersani, anunciou que apresentará uma solução nova e credível.

Enquanto isso, o Povo da Liberdade (PDL), partido de direita do magnata Silvio Berlusconi, também decidiu votar em branco após a derrota de Marini.

As duas formações "decidiram tomar tempo para refletir", declarou o comentarista político Paolo Mieli, que acredita que a escolha para suceder Napolitano será definida no quarto turno de votação, quando são necessários apenas a metade mais um dos votos.

Em 2006, Napolitano foi eleito na quarta votação, com 543 votos a favor de um total de 990 eleitores.

A próxima votação está agendada para sexta-feira (19/4).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação