Mundo

Bombeiros ainda procuram sobreviventes de explosão em usina no Texas

A explosão atingiu muitas casas nas proximidades e sua força provocou um terremoto de 2,1 de magnitude

Agência France-Presse
postado em 18/04/2013 16:57
A explosão atravessou a fábrica de fertilizantes, na noite de quarta-feira (17/4), ferindo mais de 100 pessoas, arrasando dezenas de casas e danificando outros edifícios Estados Unidos - Os serviços de emergência estão em uma corrida contra o tempo no Texas para encontrar eventuais sobreviventes da violenta explosão em uma usina de fertilizantes, que deixou um balanço provisório de entre cinco e 15 mortos e mais de 160 feridos.

A explosão, quarta-feira às 20h00 (22h00 de Brasília) neste complexo em West, perto da cidade de Waco, foi tão violenta que atingiu muitas casas nas proximidades e sua força provocou um terremoto de 2,1 de magnitude sentido a 80 km, segundo o Centro americano de Geofísica (USGS).

Aparentemente provocada por um incêndio de origem ainda desconhecida, a explosão provocou uma bola de fogo de quase 30 metros de comprimento, que depois virou uma nuvem em forma de cogumelo, segundo testemunhas.

"Foi como se uma boma nuclear tivesse explodido", declarou à CNN Tommy Muska, prefeito de West, cidade de 2.500 habitantes.

O registro de vítimas é "estimado no momento em entre cinco e 15 mortos", anunciou esta manhã o sargento Patrick Swanton, porta-voz da polícia, que explicou que os números podem mudar com o passar das horas.

Ele também informou que mais de 160 pessoas receberam atendimento nos três hospitais da região por ferimentos de diversos tipos.

As autoridades não descartam hipótese alguma na investigação.

"Não podemos dizer que se trata de um crime, mas não sabemos de nada ainda. O que significa dizer que sabemos apenas que foi um acidente industrial, trabalhamos como se fosse um crime", declarou Swanton, três dias após os atentados de Boston.

Pouco após a explosão da fábrica West Fertilizer, o porta-voz dos bombeiros, Don Yeager, disse à AFP que a origem do incêndio ainda não foi determinada, mas que poderia estar relacionada à presença de amoníaco.



Quinze horas após a tragédia, os investigadores e os serviços de emergência trabalhavam sem parar "para encontrar possíveis sobreviventes, pessoas feridas, passando de casa em casa", explicou o policial Swanton durante uma coletiva de imprensa, enquanto dois focos de incêndio continuavam a devastar as instalações da fábrica.

Escolas fechadas quinta e sexta-feira.

O presidente Barack Obama transmitiu suas "preces à população de West (...) uma cidade querida nos corações de muitos texanos".

O papa Francisco enviou uma mensagem por Twitter para pedir a seus seguidores que se unam a ele em oração pelas vítimas da explosão na fábrica de fertilizantes do Texas, nos Estados Unidos.

"Por favor, me acompanhem na oração pelas vítimas da explosão no Texas e seus familiares", escreveu o Papa a seus mais de cinco milhões de seguidores.

Cerca de 75% da população de West é de origem tcheca, e o embaixador da República Tcheca em Washington, Petr Gandalovic, deverá visitar o local da tragédia, segundo o Ministério da Relações Exteriores de Praga.

No total, 80 casas, um prédio e um asilo foram destruídos.

Além da destruição em si, ainda existe o perigo da fumaça potencialmente tóxica emanada do local, segundo Swanton, que afirmou ainda que, em função dos ventos, novas evacuações deverão ser realizadas entres os moradores da zona.

[SAIBAMAIS] Teresa Wallace e sua sobrinha sobreviveram à explosão, mas receberam ordem de evacuar a casa pouco antes do amanhecer. "A porta da garagem e a chaminé implodiram, mas ainda sim acreditávamos que estávamos protegidas, até que um policial bateu na porta", contou Wallace.

As duas precisam deixar o local imediatamente e sem dinheiro antes de buscar abrigo em um hotel pago por um vizinho solidário.

Durante a madrugada, o canal local KWTX e uma fonte de um hospital de Waco haviam informado que o número de mortes poderia chegar a entre 60 e 70 pessoas. Ambos citaram o diretor do serviços de emergência de West, George Smith.

Questionado sobre este balanço, D. L. Wilson, porta-voz da Segurança Pública do Texas, respondeu que não podia confirmar nem desmentir.

As escolas foram fechadas até sexta-feira, segundo a delegada Marty Crawford.

A tragédia aconteceu dois dias depois do atentado cometido na linha de chegada da maratona de Boston, que deixou três mortos e mais de 180 feridos.

Sexta-feira, 19 de abril, também marca o 20; aniversário do fim do cerco a uma seita em Waco, que terminou com 76 pessoas mortas. E este dia é também o aniversário do atentado de Oklahoma City, quando um simpatizante do Movimento das Milícias, uma organização de extrema-direita, matou 168 pessoas com explosivos em um edifício do governo federal em 1995.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação