Mundo

Indiano é condenado à pena de morte por atentado em 2010

O atentado que atingiu um restaurante lotado em Pune, em 2010, deixou 17 mortos, entre eles cinco estrangeiros

Agência France-Presse
postado em 18/04/2013 18:03
Mumbai - Um gerente de um cibercafé foi condenado nesta quinta-feira (18/4) à pena capital pela justiça indiana por seu papel em um atentado que atingiu um restaurante lotado em Pune, em 2010, que deixou 17 mortos, entre eles cinco estrangeiros.

Na segunda-feira (15/4), a justiça havia considerado Mirza Himayat Baig culpado de complô criminoso e de assassinatos pelo atentado a bomba ocorrido no dia 13 de fevereiro contra o café-restaurante German Bakery nesta cidade do oeste da Índia.

"O tribunal o condenou à pena de morte porque foi considerado culpado de ato terrorista", declarou à AFP o procurador geral, Raja Thakare.



Seu advogado, A. Rahman, indicou que apelará ante a alta corte de Pune, argumentando que seu cliente não estava em Pune no dia da explosão da bomba, colocada em uma bolsa.

O atentado nesta pequena cidade situada a cerca de 150 km de Mumbai foi o primeiro ataque em solo indiano desde os atentados que ensanguentaram a capital financeira da Índia em novembro de 2008, com um registro de 166 mortos.

Segundo o procurador-geral, Baig estava em contato com o pequeno grupo islamita local dos Mujahedines indianos, suspeito de ligação com o Lashkar-e-Ta;ba (LeT), organização com sede no Paquistão, acusada de ter executado os atentados de Mumbai.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação