Mundo

Condições da Coreia do Norte para negociar são "inaceitáveis" para EUA

Secretário de Estado norte-americano rejeitou lista de condições para retomar diálogo com Seul e Washington apresentada por Kim Jong-un

postado em 18/04/2013 17:59
Washington - O Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, classificou nesta quinta-feira (18/4) de ;inaceitáveis; as condições apresentadas pela Coreia do Norte para iniciar negociações de paz com Washington e a Coreia do Sul.

;É a primeira palavra ou ideia de negociações que ouvimos da parte deles desde que tudo isto começou;, disse Kerry, em uma audiência no Comitê de Relações Externas do Senado. ;Portanto estou preparado para olhar para isso como, pelo menos, uma jogada de abertura. Não aceitável, obviamente, e temos de ir mais longe;, adiantou.

O regime liderado por Kim Jong-un apresentou hoje uma lista de condições para retomar o diálogo com Seul e Washington, da qual faz parte o fim das manobras militares conjuntas e o levantamento das sanções da Organização das Nações Unidas (ONU). ;Se os inimigos, os Estados Unidos e o Sul [;] pretendem o diálogo e negociações, deverão adotar estas medidas;, declarou a Comissão de Defesa Nacional norte-coreana, em um comunicado.

[SAIBAMAIS]A mesma nota acrescentou que se a Coreia do Sul quer realmente o diálogo e negociações ;deverá apresentar desculpas por todas as ações hostis contra a Coreia do Norte;. Em reação, o governo de Seul qualificou hoje estes requisitos como ;incompreensíveis;. A proposta de Pyongyang ocorre um mês após hostilidades em relação a Washington e ao vizinho do Sul, quando ameaçou com um ataque nuclear.



Kerry tem manifestado disposição ao diálogo, se a Coreia do Norte aceitar conter seu programa nuclear. Hoje, o secretário de Estado disse que Washington não vai regressar a medidas passados do tipo ;aqui vai um pouco de ajuda, mais um pouco disto, e depois falamos; e que o objetivo é ;fazer algumas determinações fundamentais;.

A China manifestou hoje seu apoio à proposta de diálogo apresentada pela Coreia do Norte, que impõe várias condições, considerando ser a ;única; e a ;melhor; maneira de diminuir o clima de tensão na península coreana. A porta-voz da diplomacia chinesa, que não comentou as condições apresentadas pela Coreia do Norte, reiterou que ;todas as partes implicadas; têm um interesse comum na região e uma responsabilidade, que é ;manter a paz e a estabilidade na península;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação