Mundo

FBI divulga imagens dos suspeitos do atentado na Maratona de Boston

Durante entrevista coletiva agente do FBI responsável disse que as imagens foram divulgadas para que a população ajude a identificar os homens

Agência France-Presse
postado em 18/04/2013 18:53
Imagens dos dois suspeitos do atentado em Boston

Boston -
Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, o Bureau Federal de Investigação (FBI, na sigla em inglês) divulgou fotos e vídeos de dois homens suspeitos da autoria do duplo atentado a bomba em Boston, pedindo à população que ajude a identificá-los.

O anúncio foi feito apenas algumas horas depois de o presidente Barack Obama prometer ao povo de Boston que os homens-bomba "do mal" serão encontrados e julgados.

De acordo com o agente do FBI encarregado do escritório em Boston, Richard DesLauriers, os dois suspeitos são extremamente perigosos e podem estar armados.

FBI divulga vídeo que mostra os suspeitos:
[VIDEO1]

"Nenhuma informação, por menor que seja, é insignificante para ser investigada por nós", reforçou Richard DesLauriers. As fotos dos suspeitos estão disponíveis na página do FBI na Internet e têm ampla divulgação na imprensa americana. Minutos depois de o material ter ido ao ar, o site do FBI caiu devido ao elevado número de acessos.

O FBI disse não ter detalhes das identidades, ou origem dos dois procurados, que foram chamados apenas de "Suspeito 1" e "Suspeito 2". Ambos aparentam ser jovens e estariam usando bonés - um branco de beisebol e outro preto. "Identificar e localizar esses responsáveis é nossa mais alta prioridade agora", afirmou DesLauriers.



"As imagens de segunda-feira são indeléveis e o horror daquele dia permanecerá entre nós para sempre", acrescentou DesLauriers. Nas imagens divulgadas pelo FBI, os dois suspeitos aparecem caminhando pela Boylston Street, no meio da multidão que assistia à final da corrida. Ambos carregavam mochilas grandes.

De acordo com a agência federal americana, as imagens indicam que o homem de boné branco colocou uma das duas bombas do lado de fora de um restaurante na rua, minutos antes da primeira explosão. "Por mais de 100 anos, o FBI tem considerado a população como seus olhos e ouvidos", disse DesLauriers. "Alguém lá fora conhece esses indivíduos".

Pedindo ao público paciência com o andamento da investigação, o FBI garantiu que lançou uma caçada "pelo mundo inteiro". Na cidade de Boston, emocionantes tributos têm sido realizados às vítimas fatais: o pequeno Martin Richard, de 8, a estudante chinesa Lu Lingzi, aluna da Boston University, e Krystle Campbell, gerente de um restaurante.

Em uma cerimônia ecumênica na Catedral Católica de Boston, Obama prestou uma homenagem aos três falecidos e garantiu aos "malfeitores": "Sim, nós vamos encontrá-los, e, sim, vocês vão encarar a justiça". "Nós vamos encontrá-los, vocês serão responsabilizados", declarou Obama ao público de cerca de 2.000 pessoas, que incluía parentes dos mortos, sobreviventes, socorristas e autoridades locais.

[SAIBAMAIS]"Se eles procuraram nos intimidar, nos aterrorizar, então deve estar bem claro agora que eles escolheram a cidade errada para fazer isso", enfatizou.

Os americanos viram a "face do mal" nos ataques, afirmou Obama, em uma cerimônia que contou com discursos de líderes religiosos muçulmanos, judeus, da Igreja Católica, Prebisteriana e Ortodoxa Grega. Antes do serviço religioso, Obama se encontrou na catedral com a família de Krystle Campbell, de 29, e depois seguiu para o Hospital Geral de Massachusetts, onde conversou com alguns dos feridos.

Mais de 100 feridos já deixaram os hospitais de Boston e menos de dez dos que ainda estão internados se encontram em estado crítico. Alguns deverão ser submetidos a novas cirurgias. Pelo menos 12 pessoas perderam uma das pernas nas explosões. Médicos do Centro Médico de Boston anunciaram que uma segunda estudante chinesa, vítima da explosão, saiu do coma e está melhorando. Sua família deve chegar em breve a Boston.

Um fundo especial para as vítimas já arrecadou mais de US$ 10 milhões em menos de dois dias, de acordo com a imprensa local. O "One Boston Fund" foi criado na terça-feira pelo prefeito de Boston, Thomas Menino, e pelo governador de Massachusetts, Deval Patrick. Várias empresas fizeram doações significativas. De acordo com o fundo em sua página na Internet , apenas o patrocinador da Maratona de Boston, a seguradora John Hancock, doou US$ 1 milhão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação