Mundo

Oposição protesta em Buenos Aires contra polêmica reforma judicial

Protesto foi convocado por partidos e pelas redes sociais

Agência France-Presse
postado em 18/04/2013 20:20
Buenos Aires - Milhares de opositores ao governo da presidente Cristina Kirchner, convocados por partidos e pelas redes sociais, se concentravam na noite desta quinta-feira em Buenos Aires, com o objetivo de seguir em passeata até a Praça de Maio, diante da Casa Rosada, para rejeitar a polêmica reforma judicial, constatou a AFP.

"Na Justiça não se mexe", "Todos somos vítimas", "Julgamento e castigo para os corruptos", "Julgamento político para CFK (Kirchner)", diziam os cartazes carregados pela multidão.

Entre os casos de corrupção que investiga a Justiça está a morte de 51 pessoas em 2012, em um acidente ferroviário na região de Buenos Aires, no qual estariam envolvidos altos funcionários por graves irregularidades na administração dos trens.



Reunidos na esquina das avenidas Callao e Santa Fé, no coração do Bairro Norte, de classe média alta, os ativistas cantaram o hino nacional e abriram uma enorme bandeira argentina com uma faixa negra em sinal de luto.

Kirchner promove no Congresso a reforma do Poder Judiciário que estabelece, entre outras mudanças, o voto popular para eleger 7 dos 19 membros do Conselho da Magistratura, que designa e remove os juízes.

A oposição afirma que a medida é destinada a controlar o Poder Judiciário e impedir a existência de magistrados independentes do Poder Executivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação