Mundo

Coreia do Norte instala dois lançadores de mísseis na costa leste

Fato configura possível lançamento iminente

Agência France-Presse
postado em 21/04/2013 08:37
Seul - A Coreia do Norte instalou recentemente dois lançadores de mísseis adicionais na costa leste, o que configura um possível lançamento iminente que preocupa a comunidade internacional, em um momento de grande tensão na península coreana, informou a agência sul-coreana Yonhap.

Dois veículos de transporte e lançamento, do tipo TEL (transporter erector launcher), de mísseis de curto alcance Scud foram deslocados na semana passada para a província de Hamgyong Meridional (nordeste), segundo a agência, que cita uma fonte do governo de Seul.

[SAIBAMAIS]"Descobrimos que o Norte enviou dois TEL adicionais para a costa leste depois de 16 de abril", afirmou a fonte. O ministério da Defesa sul-coreano não confirmou a informação até o momento.

Leia mais notícias em Mundo

Segundo a inteligência da Coreia do Sul, Pyongyang enviou recentemente para sua costa oriental sete lançadores, dois deles para mísseis Musudan, com alcance teórico de 4.000 km, o que poderia levar os artefatos a atingir o território sul-coreano, japonês ou até mesmo ilha de Guam no Pacífico, que abriga bases áreas e navais americanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação