Jornal Correio Braziliense

Mundo

John Kerry sugere ao primeiro-ministro turco que adie visita à Gaza

"Pensamos que o momento é verdadeiramente crítico", disse o secretário de Estado americano

Após vários adiamentos, Erdogan confirmou, no começo do mês, sua intenção de visitar Gaza, a fim de "ajudar a levantar o embargo e o bloqueio" decretados por Israel contra a região.

O chefe de governo israelense, Benjamin Netanyahu, concordou, em março, em apresentar um pedido de desculpas oficial à Turquia pela morte de nove turcos em uma ação do Exército israelense contra o navio turco Mavi Marmara no litoral de Gaza, em 2010.

O gesto, exigido por Ancara, pôs fim a três anos de disputas entre os dois países, antes aliados na região, que decidiram reatar seus laços após a mediação do presidente americano, Barack Obama.

Durante sua reunião com o premier turco, bem como em suas discussões do fim de semana com o colega Ahmet Davutoglu, Kerry insistiu "na importância", para os Estados Unidos, da normalização das relações entre Turquia e Israel.

No âmbito do conflito no Oriente Médio, Kerry e Abbas, que se reuniram hoje em Istambul, após vários encontros nos últimos dois meses, "darão continuidade às conversas que mantêm há semanas sobre uma forma de Israel e a Autoridade Palestina se sentarem novamente para negociar", disse um diplomata americano.

Kerry trabalha em um projeto para reativar a economia palestina e tentar recuperar a confiança entre ambas as partes.