Mundo

Líder da oposição síria deixa o cargo neste domingo

"Posso confirmar que a renúncia do senhor Ahmed Moaz al-Khatib é definitiva", declarou membro da CNS

Agência France-Presse
postado em 21/04/2013 18:35
O líder da oposição síria, Ahmed Moaz al-Khatib, deixou o cargo neste domingo, alegando "falta de ação" da comunidade internacional diante do conflito na Síria, ao fim de uma reunião do grupo Amigos da Síria em Istambul.

[SAIBAMAIS]"Posso confirmar que a renúncia do senhor Ahmed Moaz al-Khatib é definitiva", declarou Marwan Hajjo, membro da Coalizão Nacional Síria (CNS).

Em uma mensagem ao CNS publicada em sua página no Facebook, Al-Khatib criticou "a falta de ação" da comunidade internacional: "Quando um pássaro está na gaiola, permanece prisioneiro e paralisado. Agora, saí da gaiola de decepção em que estava trancado."

Uma fonte do CNS, que pediu para não ser identificada, informou à AFP que a direção do bloco opositor "já realiza consultas sobre quem deverá se tornar o presidente interino até a reunião prevista para 10 de maio".



Al-Khatib expressava desde março sua determinação de renunciar à presidência do CNS, "para poder trabalhar com a liberdade de que não posso desfrutar dentro de uma organização oficial".

Sua saída definitiva acontece após a reunião do grupo Amigos da Síria na Turquia, em que o governo americano anunciou que irá dobrar sua contribuição de equipamentos militares não letais aos rebeldes sírios.

Os rebeldes insistem em pedir armas pesadas para enfrentar o Exército sírio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação