Agência France-Presse
postado em 22/04/2013 08:51
Belgrado - O governo sérvio aprovou nesta segunda-feira (22/4) o acordo para normalizar as relações com Kosovo, 14 anos depois do fim da guerra sérvio-kosovar, assinado em 19 de abril com a mediação da União Europeia (UE), cuja comissão recomendou de imediato a abertura das negociações de adesão da Sérvia.
"Belgrado aceitou o primeiro acordo sobre os princípios que regulamentam a normalização das relações, que é resultado do diálogo com Kosovo em Bruxelas. O governo ordenou aos ministérios tomar as medidas para aplicar o acordo", afirma um comunicado do gabinete do primeiro-ministro sérvio, Ivica Dacic.
[SAIBAMAIS]Em Pristina, durante a noite, o Parlamento adotou uma resolução que expressa o "apoio e aprovação ao acordo sobre a normalização das relações" entre Kosovo e Sérvia. Após o anúncio, a Comissão Europeia recomendou a abertura de negociações de adesão da Sérvia à União Europeia.
"A Comissão considera que a Sérvia cumpriu com o critério prioritário que consiste em adotar medidas para melhorar de forma visível e duradoura suas relações com Kosovo", afirma a Comissão em um relatório entregue aos ministros da UE responsáveis pelos Assuntos Europeus. "Em consequência, a Comissão recomenda a abertura de negociações com a Sérvia para uma adesão à União".
Paralelamente, a Comissão Europeia propôs a abertura de negociações com o objetivo de concluir um acordo de associação entre a UE e Kosovo. A decisão de seguir ou não as recomendações da Comissão ficará a cargo dos chefes de Estado e de Governo europeus durante uma reunião no fim de junho.