Mundo

Farc elogiam Congresso para a paz e pedem debate com "ultradireita"

O Congresso para a paz conta com a participação de dirigentes sociais, camponeses, indígenas e políticos, que buscam elaborar uma "agenda social para uma saída ao conflito armado no país"

Agência France-Presse
postado em 22/04/2013 12:05
Havana - A guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que retomará na terça-feira (23/4) as negociações de paz com o governo colombiano em Havana após um recesso de um mês, elogiou nesta segunda-feira (22/4) a celebração do Congresso Nacional para a Paz em Bogotá e pediu um debate com "os ultradireitistas".

[SAIBAMAIS]"Em Havana, a Delegação de Paz das Farc envia uma efusiva e entusiasmada saudação de apoio ao ;Congresso Nacional para a Paz, Povos construindo Paz para a vida Digna; que termina hoje em Bogotá", afirma o grupo em um comunicado. O Congresso para a paz, que começou sábado (20) na sede da Universidade Nacional de Bogotá, conta com a participação de dirigentes sociais, camponeses, indígenas e políticos, que buscam elaborar uma "agenda social para uma saída ao conflito armado no país", afirma a imprensa cubana.



"O contexto atual é de debate frontal com os ultradireitistas e militaristas inimigos da paz", afirmam as Farc, que negociam um acordo de paz com o governo de Juan Manuel Santos desde 19 de novembro em Havana.

As Farc acusam os setores "ultradireitistas e militaristas" de opor-se às negociações de paz, que tentam acabar com um conflito armado de quase meio século. As negociações serão retomadas na terça-feira (23) entre os rebeldes, liderados por Iván Márquez, e os representantes do governo, encabeçados pelo vice-presidente Humberto de la Calle.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação