Jornal Correio Braziliense

Mundo

Papa Francisco pede libertação de bispos sequestrados na Síria

Um grupo terrorista sequestrou o bispo Yohanna Ibrahim, responsável pela Igreja síria ortodoxa, e o bispo Boulos Yaziji, responsável pela Igreja grega ortodoxa, as duas localizadas em Aleppo



"Trata-se de um incidente muito grave", disse Lombardi, depois de condenar a dramática situação vivida pela Síria e, em particular, pela comunidade cristã. Um grupo armado sequestrou na segunda-feira dois bispos das Igrejas ortodoxas síria e grega em um povoado da província de Aleppo (norte), anunciou a agência de notícias oficial síria Sana.

De acordo com a agência, o grupo terrorista sequestrou o bispo Yohanna Ibrahim, responsável pela Igreja síria ortodoxa, e o bispo Boulos Yaziji, responsável pela Igreja grega ortodoxa, as duas localizadas em Aleppo. Os terroristas interceptaram o carro dos bispos e o motorista foi assassinado, segundo cristãos moradores da região.

Os cristãos, que constituem cerca de 5% da população síria, são especialmente vulneráveis no contexto de anarquia favorecido pelo conflito que atinge o país desde o início da revolta contra o regime de Bashar al-Assad, em março de 2011, ressaltam as organizações de defesa dos direitos humanos.