Mundo

Papa Francisco pede libertação de bispos sequestrados na Síria

Um grupo terrorista sequestrou o bispo Yohanna Ibrahim, responsável pela Igreja síria ortodoxa, e o bispo Boulos Yaziji, responsável pela Igreja grega ortodoxa, as duas localizadas em Aleppo

Agência France-Presse
postado em 23/04/2013 11:08
Papa celebra missa no Vaticano
Cidade do Vaticano - O papa Francisco pede a libertação dos dois bispos das Igrejas ortodoxas síria e grega sequestrados na segunda-feira em um povoado da província de Aleppo, no norte da Síria, indicou o Vaticano nesta terça-feira.

"O Papa segue os acontecimentos com profunda participação e intensa oração e pede pela saúde e pela libertação dos dois bispos", declarou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, referindo-se aos bispos ortodoxos sequestrados quando realizavam trabalhos humanitários no povoado de Kafr Dael.



"Trata-se de um incidente muito grave", disse Lombardi, depois de condenar a dramática situação vivida pela Síria e, em particular, pela comunidade cristã. Um grupo armado sequestrou na segunda-feira dois bispos das Igrejas ortodoxas síria e grega em um povoado da província de Aleppo (norte), anunciou a agência de notícias oficial síria Sana.

De acordo com a agência, o grupo terrorista sequestrou o bispo Yohanna Ibrahim, responsável pela Igreja síria ortodoxa, e o bispo Boulos Yaziji, responsável pela Igreja grega ortodoxa, as duas localizadas em Aleppo. Os terroristas interceptaram o carro dos bispos e o motorista foi assassinado, segundo cristãos moradores da região.

Os cristãos, que constituem cerca de 5% da população síria, são especialmente vulneráveis no contexto de anarquia favorecido pelo conflito que atinge o país desde o início da revolta contra o regime de Bashar al-Assad, em março de 2011, ressaltam as organizações de defesa dos direitos humanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação