Mundo

Espanha anuncia detenção de dois supostos membros da Al-Qaeda

Os suspeitos, um de origem argelina e o outro marroquina, teriam sido recrutados na internet por integrantes da Al-Qaeda

Agência France-Presse
postado em 23/04/2013 14:49
Madri - A Espanha anunciou nesta terça-feira (23/4) a detenção de dois supostos militantes da Al-Qaeda, um de origem argelina e o outro marroquina, descritos como "lobos solitários" que teriam sido recrutados na internet por integrantes da rede baseados no Mali.

Os dois suspeitos foram detidos, respectivamente, em Zaragoza, no norte da Espanha, e em Múrcia, no sudeste, em uma investigação realizada há mais de um ano pela polícia espanhola em cooperação com a francesa e a marroquina.

"O perfil responde ao que poderíamos chamar de lobo solitário" explicou o ministro espanhol do Interior, Jorge Fernández-Díaz, comparando-os com "o que foi Merah na França, ou com o que foram os dois chechenos que cometeram os atentados de Boston".

Os detidos são "dois supostos integrantes de uma célula radical jihadista pertencentes ao AQMI", a Al-Qaeda no Magreb Islâmico, afirmou o ministro, ressaltando que os serviços de inteligência espanhóis agiram "em cooperação estreitíssima com os serviços de outros países" nesta investigação.



"A ameaça é global", ressaltou. "Não é que a Espanha tenha uma maior ameaça, temos uma ameaça compartilhada e a resposta deve ser compartilhada", acrescentou.

Os dois homens, que devem comparecer na quinta-feia (25/4) perante a Audiência Nacional - principal instância penal espanhola, encarregada dos casos de terrorismo - foram apresentados por uma fonte judicial como ativistas "que teriam se radicalizado nos últimos tempos, acessando sites radicais jihadistas".

Segundo esta fonte, por enquanto "não se pode dizer que pertenceram a uma célula da Al-Qaeda". Pelo contrário, segundo Fernández-Díaz, os detidos tinham um perfil que lembra o dos dois suspeitos do atentado durante a maratona de Boston, os irmãos de origem chechena Dhzojar e Tamerlan Tsarnaev, que emigraram no início dos anos 2000 aos Estados Unidos com seus pais.

O ministro espanhol também apontou similaridades com Mohamed Merah, autor de vários assassinatos na cidade francesa de Toulouse em março de 2012. Este pequeno criminoso vinculado ao islã radical assassinou três paraquedistas, um professor e três crianças em uma escola judaica antes de morrer pelas mãos das forças de ordem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação