Mundo

ONG Human Rights Watch (HRW) faz campanha para proibir "robôs assassinos"

Segundo a organização de defesa dos direitos humanos, "o uso cada vez maior desses aparelhos armados teledirigidos modificou radicalmente os métodos de combate na última década e gerou novos desafios humanitários e jurídicos"

Agência France-Presse
postado em 23/04/2013 16:42
Londres - A ONG Human Rights Watch (HRW) lançou nesta terça-feira (23/4) uma campanha internacional para que sejam proibidos os ;robôs assassinos; antes que o uso crescente de aviões não tripulados nos conflitos levem ao desenvolvimento de máquinas capazes de escolher alvos e disparar sem qualquer intervenção humana.

Segundo a organização de defesa dos direitos humanos, "o uso cada vez maior desses aparelhos armados teledirigidos modificou radicalmente os métodos de combate na última década e gerou novos desafios humanitários e jurídicos".



A HRW coordena a campanha contra os chamados ;robôs de combate; lançada em Londres e à qual se associaram várias ONGs que exigem a intervenção preventiva e otal das armas completamente autônomas.

Este tipo de robôs podem ser realidade dentro de 20 ou 30 anos ou, inclusive, antes, segundo um relatório da HRW e da Harvard Law School publicado em novembro. Atualmente, os aparelhos não tripulados X-47B, do tamanho de um avião, podem decolar e aterrissar sem piloto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação