Mundo

Bolívia apresenta queixa marítima contra o Chile em tribunal de Haia

O ministério do Interior chileno reagiu afirmando que o país não está disposto a negociar com a Bolívia quanto à questão de soberania

postado em 24/04/2013 12:14
La Paz - A Bolívia apresentou nesta quarta-feira (24/4) no Tribunal Internacional de Justiça de Haia queixa contra o Chile para negociar uma saída soberana ao oceano Pacífico, perdida em uma guerra em 1879, informou o chanceler David Choquehuanca em uma mensagem divulgada através do canal estatal de televisão.



[SAIBAMAIS]"O estado plurinacional da Bolívia, hoje, dia 24 de abril de 2013, demanda o Chile perante o Tribunal Internacional de Justiça, assumindo o mandato histórico do povo boliviano" de recuperar sua qualidade marítima, disse Choquehuanca em uma declaração à imprensa nos arredores do Tribunal, de acordo com a rede de televisão estatal.

O ministério do Interior chileno reagiu afirmando que o país não está disposto a negociar com a Bolívia quanto à questão de soberania. "Se eles pretendem conversar sobre a sobreania marítima do Chile, não, não há diálogo possível", afirmou Chadwick em declaração aos jornalistas no palácio presidencial em Santiago.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação