Mundo

Estados Unidos e Coreia do Sul prorrogam cooperação em energia nuclear

O acordo, firmado em 1974, expira no próximo ano e os países acertaram sua prorrogação para continuar com as negociações bilaterais sobre o delicado tema da reciclagem de combustível utilizado pela Coreia do Sul

Agência France-Presse
postado em 24/04/2013 19:41
Washington - Coreia do Sul e Estados Unidos acertaram prorrogar, por dois anos, sua cooperação em matéria de energia nuclear com objetivos civis, que Seul pretende melhorar para poder produzir seu próprio combustível, anunciou nesta quarta-feira (24/4) o ministério sul-coreano das Relações Exteriores.

O acordo, firmado em 1974, expira no próximo ano e os países acertaram sua prorrogação para continuar com as negociações bilaterais sobre o delicado tema da reciclagem de combustível utilizado pela Coreia do Sul.

"As duas partes chegaram a um acordo provisório sobre uma prorrogação, de dois anos, do atual acordo", disse o porta-voz do ministério, Cho Tai-Young, em entrevista coletiva.



A Coreia do Sul quer produzir seu próprio combustível para alimentar 23 reatores nucleares, que fornecem um terço da energia elétrica utilizada no país, e para reduzir seus estoques de combustível. Os Estados Unidos resistiam às demandas sul-coreanas por temer alentar a proliferação nuclear na península coreana.

Em Washington, o departamento de Estado destacou que a prorrogação permitirá ser "prudente" na elaboração do próximo acordo, aplicado ao final da prorrogação.

"As duas partes estimaram que a prorrogação será apropriada para dar tempo suficiente à negociação deste acordo complexo e técnico", disse Patrick Ventrell, porta-voz da diplomacia americana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação