Mundo

Seul pede aos sul-coreanos que abandonem o complexo industrial de Kaesong

A Coreia do Norte veta o acesso dos sul-coreanos ao complexo, situado em seu território, a 10 quilômetros da fronteira, desde 3 de abril. O país retirou os 53.000 funcionários em um clima de tensão na península

Agência France-Presse
postado em 26/04/2013 08:27
Fuzileiros navais sul-coreanos participam de operação em Pohang, a cerca de 370 km a sudeste de Seul
Seul
- A Coreia do Sul pediu nesta sexta-feira (26/4) o retorno de todos os sul-coreanos que permanecem no complexo industrial binacional de Kaesong, no território norte-coreano, desde o fechamento do local por Pyongyang em 3 de abril, em resposta à recusa do regime comunista de retomar o diálogo sobre o local. "O governo tomou a decisão inevitável de retirar todas as pessoas que permanecem (em Kaseong) para sua própria segurança", declarou o ministro sul-coreano da Unificação Ryoo Kihl-Jae, em uma entrevista coletiva.

[SAIBAMAIS]Seul deu na quinta-feira (25/4) a Pyongyang o prazo de 24 horas para o início de negociações formais sobre Kaesong, com advertência de "medidas significativas", não especificadas, se o Norte rejeitasse a oferta. Mas a Coreia do Norte rejeitou a proposta da Coreia do Sul e atribuiu a Seul a responsabilidade pelo fechamento do complexo, que segundo Pyongyang estaria "a ponto de desabar".



"Se as marionetes sul-coreanas continuarem agravando a situação, nos veremos obrigados a adotar medidas finais e graves", afirmou a comissão nacional de defesa norte-coreana. O complexo industrial de Kaesong, que abriga 123 empresas, é o único local que comprova a existência de uma aproximação coreana.

A maioria dos 850 funcionários sul-coreanos já deixou o local, mas ainda permanecem 170 para vigiar as instalações. A Coreia do Norte veta o acesso dos sul-coreanos ao complexo, situado em seu território, a 10 quilômetros da fronteira, desde 3 de abril. O país retirou os 53.000 funcionários em um clima de tensão na península.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação