Mundo

Declarações de Erdogan sobre álcool reativam polêmica da islamização na Tur

Primeiro-ministro da Turquia insistiu no tema ao contar a um grupo de empresários que seu avô recomendou que proclamasse o ayran como bebida nacional

Agência France-Presse
postado em 27/04/2013 13:20
Istambul - O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, reativou a inquietação nos setores laicos por sua visão islâmica da sociedade ao acusar os fundadores da República de terem transformado a cerveja na bebida nacional, apesar de, segundo ele, o povo turco preferir o ayran, a base de iogurte e sem álcool.

"Nos primeiros anos da República, uma bebida alcoólica como a cerveja foi, infelizmente, apresentada com uma bebida popular turca. Mas nossa bebida nacional é o ayran", afirmou na sexta-feira Erdogan em Istambul. "Tanto é assim que algumas famílias começaram a dar cerveja a seus filhos com idade de frequentar a escola primária com o argumento de que era boa para a saúde e nutritiva", disse o chefe de Governo.

Leia mais notícias em Mundo

Erdogan insistiu no tema ao contar a um grupo de empresários que seu avô recomendou que proclamasse o ayran como bebida nacional "para que a nação tenha uma geração com boa saúde".

As palavras de Erdogan provocaram críticas nas redes sociais. "Só falta sermos declarados traidores da nação porque não bebemos ayran", escreveu um internauta no Twitter.

"Claro que nossa bebida nacional é o ayran. É para nos fazer dormir", comentou outro internauta, que destacou as virtudes soporíferas do ayran.

O primeiro-ministro e seu Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), saído da esfera islamita, são acusados pelos setores laicos de querer islamizar a Turquia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação