Mundo

Venezuela e Cuba assinam acordos para 51 projetos de colaboração

A reunião foi realizada em um "ambiente de compreensão e entendimento", segundo a Ata

Agência France-Presse
postado em 28/04/2013 10:21
Havana - Cuba e Venezuela assinaram no sábado acordos para levar adiante 51 projetos que fortalecerão o desenvolvimento social no valor de quase 1 bilhão de dólares, ao mesmo tempo em que os presidentes Nicolás Maduro e Raúl Castro ratificaram sua "irmandade", que disseram que vai além da aliança estratégica.



Os acordos, segundo a Ata Final da XIII Reunião da Comissão Governamental, uma aliança estratégica criada pelo líder Fidel Castro e pelo falecido presidente Hugo Chávez em 2000, estão dirigidos às áreas de saúde, educação, transporte, esporte, energia e missões sociais.

A reunião foi realizada em um "ambiente de compreensão e entendimento", segundo a Ata. Maduro afirmou que o montante destes projetos chega a "quase 1 bilhão de dólares" e seu cumprimento será verificado em Caracas, no último trimestre do ano.

O presidente venezuelano, cuja relação com Cuba foi fortemente criticada pela oposição, disse que viajou a Havana para "ratificar com muita força nossa união" e afirmou que "Cuba e Venezuela vão seguir juntas trabalhando".

Trata-se de "uma aliança estratégica que transcende os tempos, que, mais do que uma aliança, é uma irmandade", disse.

Afirmou que este modelo de cooperação entre os dois países "tem que ser visto em uma dimensão histórica" por seu alcance.

Raúl Castro, por sua vez, reiterou "a vontade inabalável de Cuba de continuar a cooperação solidária com a Venezuela, decididos a compartilhar nosso destino com o heroico povo venezuelano".

Com a assinatura dos acordos, terminou a primeira visita oficial de Maduro a Cuba, depois de ser eleito presidente, no dia 14 de abril. A Venezuela é a principal aliada econômica, comercial e política de Cuba.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação