Mundo

Dez redes de TV do Iraque são suspensas por 'incitação à violência'

Entre os dez canais suspensos estão as redes iraquianas Bagdad, Alsharqiya e al Faluyah

Agência France-Presse
postado em 28/04/2013 10:26
Bagdá - O Iraque suspendeu neste domingo (28/4) as licenças de dez redes de televisão via satélite, sobretudo a Al-Jazeera (do Qatar), por "incitação à violência e ao sectarismo", segundo um funcionário da Autoridade dos Meios e das Comunicações.


"Tomamos a decisão de suspender as licenças de certas redes via satélite que adotaram uma linha que incita a violência e o sectarismo", declarou o diretor encarregado dos meios de comunicação, Muyahed Abulheil.

Desde a última terça-feira está sendo registrada no Iraque uma onda de violência que gera temores de uma repetição do sangrento conflito sectário que se seguiu à invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003.

"Depois de uma série de advertências, (a Autoridade) precisou suspender a licença destas redes em todo o Iraque", acrescentou.

Entre os dez canais suspensos estão as redes iraquianas Bagdad, Alsharqiya e al Faluyah. A suspensão das licenças "significa a suspensão de seu trabalho e de suas atividades no Iraque", afirmou, ressaltando que estas redes não podem mais "cobrir os acontecimentos no Iraque ou circular" no país.

Esta decisão ocorre no momento em que o Iraque é atingido pela violência desencadeada na terça-feira com um ataque de policiais, perto de Huweijah (norte), contra um acampamento de manifestantes sunitas hostis ao primeiro-ministro Nuri Al-Maliki, um xiita, que provocou fortes confrontos.

Em resposta, foram lançados ataques contra o exército e atos de violência que em cinco dias deixaram mais de 215 mortos e 300 feridos, segundo as autoridades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação