Agência France-Presse
postado em 30/04/2013 07:04
Amsterdã- A rainha Beatrix assinou nesta terça-feira (30/4) a ata de abdicação do trono, o que transformou automaticamente Willem-Alexander em rei da Holanda, e sua esposa Máxima, de origem argentina, em rainha consorte, durante uma emotiva cerimônia no Palácio Real de Amsterdã (Dam). Esta é a primeira mudança monárquica do século XXI na Europa.
Visivelmente emocionada, Beatrix assinou a abdicação, após 33 anos de reinado. Automaticamente, o príncipe Alexander passou a ser o rei da Holanda e Máxima a rainha consorte. Eles são os primeiros herdeiros europeus que assumem o trono no século XXI. "Willem-Alexander estará acima dos partidarismos e será sensível às necessidades atuais. Para isto precisa do apoio de seu povo", afirmou na segunda-feira (29/4) em um discurso Beatrix, que voltou a ser princesa da Holanda.
Willem-Alexander é o primeiro homem a assumir o trono da Holanda nos últimos 123 anos e, ao lado da esposa, formará o casal real mais jovem das monarquias ocidentais. "Neste momento, a monarquia pode estimular o respeito à democracia e estimular a coesão e integração social", destacou a agora princesa Beatrix.
"Na entronização, o rei jura a Constituição para proteger a liberdade. As leis democráticas são sancionadas pelo rei e ele estimula a sociedade e todos os seus grupos. O poder ou a ambição pessoal não podem dotar hoje de conteúdo a Monarquia, que só pode existir como serviço à comunidade", completou.
Tomada pela cor laranja - em referência à dinastia reinante dos Orange -, Amsterdã está em festa. Um milhão de pessoas eram esperadas nas ruas para o evento, que terá um custo de 11 milhões de euros, segundo o governo.