Mundo

Palestino mata a punhaladas um colono israelense no sul de Nablus

Segundo a polícia do Estado hebreu, a vítima é Eviatar Borovsky, um israelense de 32 anos, pai de cinco crianças e morador de Yitzhar, no norte da Cisjordânia

Agência France-Presse
postado em 30/04/2013 11:29
Jerusalém - Um palestino matou a punhaladas nesta terça-feira (30/4) um colono israelense no sul de Nablus, norte da Cisjordânia, afirmou um porta-voz da polícia, o que desencadeou confrontos entre israelenses e palestinos na região, segundo fontes policiais e testemunhas.

"Um palestino apunhalou um israelense que estava sentado em um ponto de ônibus perto do cruzamento de Tapuach e o matou", indicou a porta-voz da polícia, Luba Samri.

Segundo a polícia do Estado hebreu, a vítima é Eviatar Borovsky, um israelense de 32 anos, pai de cinco crianças e morador de Yitzhar, no norte da Cisjordânia.

"Quero expressar minha tristeza e a dor de toda a nação à família de Eviatar Borovsky", declarou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em um comunicado. "O terrorista autor do assassinato foi capturado e seguiremos protegendo nossos cidadãos", assegurou.



O suposto autor do ataque é um palestino originário da região de Tulkarem (norte da Cisjordânia), Salam Mohamad al-Zaghala, de 23 anos, e que foi libertado de uma prisão israelense no mês passado depois de ter cumprido uma pena de três anos, indicaram fontes dos serviços de segurança palestinos.

Pouco depois do ataque, colonos se dirigiram ao local dos incidentes e lançaram pedras contra veículos de palestinos, relatou um correspondente da AFP. Além disso, colonos de Yitzhar apedrejaram um ônibus escolar palestino perto do povoado de Burin, na mesma região, deixando feridos leves, de acordo com fontes de segurança palestinas.

Cinco colonos foram presos, disse o porta-voz da políia. O último ataque mortal contra um israelense na Cisjordânia ocorreu em setembro de 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação