Mundo

Montanhistas europeus abandonam expedição após briga com guias no Himalaia

O suíço Ueli Steck e o italiano Simone Moro, dois conhecidos montanhistas que estavam acompanhados pelo fotógrafo britânico Jonathan Griffith, disseram ter sido atacados por um grupo de guias

Agência France-Presse
postado em 30/04/2013 12:00
Katmandu - Três montanhistas europeus envolvidos em uma briga com guias de montanha nepaleses no Monte Everest indicaram nesta terça-feira (30/4) que abandonarão sua expedição e retornarão do Himalaia.

O suíço Ueli Steck e o italiano Simone Moro, dois conhecidos montanhistas que estavam acompanhados pelo fotógrafo britânico Jonathan Griffith, disseram ter sido atacados por um grupo de guias.

Uma testemunha americana disse que os europeus ignoraram um pedido dos guias para que fizessem uma pausa em sua escalada e acabaram provocando uma queda de gelo que atingiu os guias que se encontravam abaixo, desencadeando um confronto espantoso, com empurrões e socos, a 6.500 metros de altura.

"A subida terminou para nós", indicou Griffith em uma mensagem eletrônica nesta terça-feira.



Moro também escreveu à AFP para indicar que não realizará mais escaladas nesta temporada. "Eu me limiterei a voar em helicópteros para realizar resgates", afirmou.

Em um comunicado divulgado na segunda-feira, Moro julgou muito improvável que tenha caído gelo sobre os guias nepaleses como consequência das ações do grupo do qual fazia parte.

Segundo Liz Hawley, jornalista americana e conhecida historiadora do Everest, os incidentes violentos como este são "muito, muito raros".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação