Mundo

O Reino Unido anuncia que vai cortar ajuda direta à África do Sul em 2015

O programa, que durante mais de duas décadas ajudou o país em sua transição do apartheid, está focado essencialmente em projetos para reduzir a mortalidade materna e criar ou desenvolver empresas

Agência France-Presse
postado em 30/04/2013 13:28
Londres - O Reino Unido anunciou nesta terça-feira (30/4) que cortará sua ajuda direta à África do Sul em 2015, alegando a transformação desta ex-colônia britânica na primeira economia de seu continente.

O governo britânico destina atualmente 19 milhões de libras (29 milhões de dólares) anuais de ajuda à África do Sul, contra 40 milhões em 2003.

O programa, que durante mais de duas décadas ajudou o país em sua transição do apartheid, está focado essencialmente em projetos para reduzir a mortalidade materna e criar ou desenvolver empresas.



"A África do Sul fez progressos enormes nas duas últimas décadas, a ponto de ser agora a potência econômica da região e maior sócio comercial do Reino Unido na África", declarou a ministra do Desenvolvimento Internacional, Justine Greening, em uma conferência com ministros e empresários sul-africanos em Londres.

"Eu e meus colegas sul-africanos chegamos à conclusão de que a África do Sul está agora preparada para financiar seu próprio desenvolvimento", acrescentou, considerando "correto" que a relação bilateral evolua a partir de 2015 em termos de "cooperação mútua e o comércio".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação