Agência France-Presse
postado em 30/04/2013 17:22
Cidade da Guatemala - O tribunal guatemalteco, onde acontece o julgamento por genocídio contra o ex-ditador Efraín Ríos Montt, anunciou nesta terça-feira (30/4) a retomada do processo. Por determinação de uma corte superior, o processo havia sido suspenso em 19 de abril passado.
"Para o dia 2 de maio de 2013 às 8h30 (11h30 horário de Brasília), temos a continuação do debate", informou a presidente do tribunal, Jazmín Barrios, em uma audiência com as partes envolvidas no caso.
[SAIBAMAIS]A suspensão foi decretada pela juíza Carol Flores, que instruiu o caso, acatando uma ordem da Corte de Constitucionalidade, a máxima instância judicial do país. De acordo com a Justiça, vários recursos apresentados na etapa de instrução ainda não haviam sido resolvidos.
Flores acolheu os recursos nos últimos dias e, nesta segunda, reenviou o expediente do caso ao tribunal presidido por Barrios. O processo será retomado do ponto onde estava, em 19 de abril, o que significa que testemunhos, provas e perícias já realizadas mantêm sua validade.