Mundo

Últimos sul-coreanos no polo industrial binacional voltam para casa

Desde o começo de abril, a Coreia do Norte proíbe o acesso dos sul-coreanos ao complexo industrial, situado perto da fronteira entre os dois países

Agência France-Presse
postado em 03/05/2013 10:23
Seul - A Coreia do Sul anunciou nesta sexta-feira (3/5) que seus sete cidadãos ainda presentes no polo industrial intercoreano de Kaesong voltarão para casa nesta sexta-feira (3/5). A maioria dos 850 funcionários sul-coreanos já havia deixado o local.

Desde 3 de abril, a Coreia do Norte proíbe o acesso dos sul-coreanos ao complexo industrial, situado a 10 km da fronteira. Em 8 de abril, retirou seus 53.000 funcionários quando a tensão sofreu um forte aumento, com ameaças de Pyongyang de realizar ataques nucleares contra a Coreia do Sul e seu aliado, os Estados Unidos.



A retirada provoca dúvidas sobre o futuro do polo industrial, que constituía o último símbolo dos esforços de aproximação entre as Coreias. As empresas sul-coreanas instaladas no complexo expressaram consternação com a retirada. Kaesong é o único símbolo que resiste da aproximação coreana, depois do congelamento das relações bilaterais em 2010.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação