Mundo

Países da OCTA se reúnem para discutir navegação comercial

Os representantes da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela participam da décima segunda reunião ministerial da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)

Agência France-Presse
postado em 03/05/2013 15:15
QUITO - Chanceleres e representantes dos oito países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica(OTCA) analisavam na sexta-feira (3/5), em El Coca, um projeto de regulação para promover a navegação comercial pelos rios amazônicos, informou a chancelaria do Equador.

Os representantes da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela participam da décima segunda reunião ministerial da OTCA, criada em 1978 como Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), para promover o desenvolvimento harmônico da bacia amazônica.

A reunião, de um dia de duração, busca dar visibilidade à importância da OTCA como entidade encarregada de preservar e aproveitar adequadamente os recursos naturais estratégicos da América do Sul e sua soberania, informou a chancelaria equatoriana.



Também será promovido o diálogo sobre propriedade intelectual, patrimônio cultural e conhecimentos ancestrais.

"A Amazônia é uma região estratégica para impulsar o desenvolvimento dos membros da OTCA", disse o ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, que abriu o encontro, que conta com a presença dos chanceleres do Brasil, Antonio Patriota, e da Colômbia, María Angela Holguín.

"Devemos ter vontade política para construir com autonomia uma verdadeira visão estratégica deste tratado amazônico", acrescentou o diplomata.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação