Agência France-Presse
postado em 06/05/2013 16:52
Nova York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a postura "firme" da nova presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye, diante das provocações da Coreia do Norte, informou um porta-voz nesta segunda-feira (6/5). A Coreia do Norte dominou a agenda do encontro entre Ki-moon e Park desta segunda-feira (6), nas Nações Unidas, em Nova York. Agora, a presidente segue para Washington para sua primeira reunião com o presidente americano, Barack Obama.[SAIBAMAIS]Ex-chanceler sul-coreano, Ban Ki-moon "elogiou a presidente por sua firme, mas moderada resposta aos recentes atos de provocação" da Coreia do Norte, disse o porta-voz da ONU, Martin Nesirky. O líder da ONU "apoiou fortemente sua determinação para resolver as divergências entre as duas Coreias, por meio da construção de confiança e diálogo", frisou.
A presidente também se reuniu com sul-coreanos que vivem em Nova York, após sua chegada à cidade, no domingo (5/5). "Se a Coreia del Norte parar com suas provocações e seguir o caminho correto que a comunidade internacional reconhece, abrirei um canal para desenvolver em conjunto as relações entre as Coreias", disse Park, conforme a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Nesta terça-feira (7/5), na Casa Branca, a presidente terá seu primeiro encontro com Obama. A Coreia do Norte deve dominar a agenda. Park tomou posse como a primeira mulher presidente da Coreia do Sul, em fevereiro passado, apenas duas semanas depois do terceiro teste nuclear de Pyongyang.