Mundo

Mesquita histórica saadiana é destruída por incêndio no Marrocos

Com capacidade para mais de 4 mil pessoas, o monumento ficou famoso pelo minarete de 27 metros de altura, cuja forma quadrada foi inspirada na Kaaba em Meca

Agência France-Presse
postado em 07/05/2013 12:46
Rabat - A Grande Mesquita de Taroudant, a principal mesquita da dinastia saadiana, classificada como monumento histórico do Marrocos, foi destruída nesta terça-feira (7/5) por um incêndio de origem acidental, segundo as autoridades locais.

[SAIBAMAIS]O fogo começou em um tapete provocado por um curto-circuito, disseram essas fontes, citadas pela agência MAP. Não houve vítimas, mas o edifício acabou totalmente destruído pelas chamas, segundo as autoridades, que indicaram que "pedaços inteiros" da mesquita desmoronaram.



Fuad Mhamedi, governador da província, no sudoeste de Marrocos, deslocou-se para o local. A Grande Mesquita de Taroudant, 100 km a leste de Agadir, foi construída durante o reinado de Mohamed Cheikh. Era considerada a maior desta dinastia.

Com capacidade para mais de 4 mil pessoas, ficou famosa pelo minarete de 27 metros de altura, cuja forma quadrada foi inspirada na Kaaba em Meca. Alguns anos atrás, foram realizados obras de renovação que custaram cerca de 7 milhões de dirhams (630.000 euros).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação