Mundo

Dennis Rodman pede à lider da Coreia do Norte que liberte americano

Kenneth Bae foi sentenciado na semana passada a 15 anos de trabalhos forçados, acusado de tentar derrubar o regime de Pyongyang

postado em 07/05/2013 18:53
O membro do Hall da Fama do basquete, Dennis Rodman, fez amizade com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un
Washington - O membro do Hall da Fama do basquete, Dennis Rodman, que fez amizade com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em uma viagem recente, pediu nesta terça-feira (7/5) a libertação de um americano condenado a 15 anos de prisão no país asiático.

"Estou pedindo ao supremo líder da Coreia do Norte, ou como eu o chamo, ;Kim;, que me faça um favor e liberte Kenneth Bae", disse Rodman na sua conta do Twitter.

Bae, cujo nome em coreano é Pae Jun-Ho, foi sentenciado na semana passada a 15 anos de trabalhos forçados, acusado de tentar derrubar o regime de Pyongyang.

Mas o ativista de Seul Do Hee-Yoon informou à AFP que suspeitava que Bae tinha sido preso por tirar fotos de crianças raquíticas na Coreia do Norte com o intuito de chamar a atenção da comunidade internacional.



Rodman, ex-estrela da NBA e famoso por seu estilo extravagante e suas tatuagens, se tornou em fevereiro passado a primeira celebridade americana a conhecer o líder norte-coreano Kim Jong-un, que assumiu o poder no fim de 2011 após a morte de seu pai.

O ex-jogador, que foi criticado por ignorar as denúncias de violações dos direitos humanos na Coreia do Norte, disse a Kim após a viagem: "Você tem agora um amigo para toda a vida".

Acredita-se que Kim, que estudou na Suíça, seja um fã de basquete e da equipe do Chicago Bulls, com a qual Rodman ganhou três títulos da NBA na década de 1990, junto com Michael Jordan.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação