Mundo

Secretário americano de Estado se reúne com membros da sociedade russa

John Kerry se esforçou para não incomodar Moscou, em um contexto de forte degradação das relações bilaterais desde o retorno de Putin ao Kremlin

Agência France-Presse
postado em 08/05/2013 11:27
Moscou - O secretário americano de Estado, John Kerry, se reuniu brevemente nesta quarta-feira (8/5) em Moscou com representantes da sociedade civil russa, num momento em que diversas ONGs denunciam ataques às liberdades por parte do governo do presidente Vladimir Putin.

Em sua primeira visita à Rússia como chefe da diplomacia americana, Kerry se esforçou para não incomodar Moscou, em um contexto de forte degradação das relações bilaterais desde o retorno de Putin ao Kremlin, há um ano, e no qual ambos os países buscam se entender para encontrar uma solução ao conflito na Síria.



[SAIBAMAIS]Depois de se reunir na terça-feira por várias horas com o presidente russo e com o ministro das Relações Exteriores Serguei Lavrov, o secretário de Estado americano se encontrou brevemente na manhã desta quarta-feira com várias personalidades da sociedade civil na residência do embaixador dos Estados Unidos na Rússia, Michael McFaul.

Entre eles se encontravam a ex-dissidente soviética Liudmila Alexeeva, do Grupo Helinski de Moscou; Alexandre Tcherkassov, da Memorial, principal organização de defesa dos direitos humanos no país, e Ivan Blokov, um funcionário do Greenpeace na Rússia.

Kerry transmitiu a eles sua admiração pelos esforços das ONGs, que sofrem desde o mês de março uma campanha de inspeções sem precedentes por parte das autoridades russas, que provocou fortes reações no exterior.

Estes controles ocorrem após a adoção de uma lei que obriga as ONGs que se beneficiam de financiamento estrangeiro e que tiveram uma atividade política a se inscreverem em um registro de "agentes do exterior" e a se apresentarem como tais em qualquer atividade pública.

O termo "agente do exterior" tem uma conotação muito negativa na Rússia. No período soviético a expressão era utilizada para classificar os dissidentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação