Agência France-Presse
postado em 10/05/2013 08:39
Washington - O príncipe Harry, terceiro na linha sucessória ao trono britânico, realizou nesta quinta-feira (9/5) uma visita surpresa à Casa Branca, onde foi recebido pela primeira-dama, Michelle Obama. "Surpresa", disse Michelle Obama ao apresentar o convidado a um público de esposas de militares que se preparavam para tomar um chá na sede da Presidência americana.
A esposa do presidente Barack Obama saudou a iniciativa do jovem príncipe em favor de soldados feridos em combate. Harry passou quatro meses no Afeganistão com o Exército britânico. Michelle Obama, madrinha da campanha "Joining Forces" destinada a apoiar famílias de soldados, se disse encantada com a visita do príncipe. Antes de ir à Casa Branca, em uma visita que não estava em sua agenda, o príncipe Harry, filho do príncipe Charles e da princesa Diana, foi recebido no Congresso.
Ao lado do senador e ex-candidato presidencial John McCain, ele visitou uma exposição fotográfica sobre as minas terrestres da organização Halo, que se dedica à retirada das minas, um tema que envolveu profundamente a mãe de Harry, a falecida princesa Diana. Nenhuma declaração pública foi feita, mas jornalistas ouviram Harry perguntar sobre o preço dos detectores de minas, enquanto observava manequins com trajes de cor azul em posições que simulavam a missão de examinar um terreno para encontrar minas.
A agenda do príncipe incluiu ainda um jantar na residência do embaixador britânico. Antes, Harry compareceu a uma recepção para 200 convidados, incluindo vários combatentes amputados na guerra do Iraque. A viagem de uma semana aos Estados Unidos parece destinada a mostrar outra imagem do príncipe, depois da divulgação em agosto do ano passado de fotografias nas quais aparecia nu em uma festa em um hotel de Las Vegas.